O fim do plástico está proximo?

No que depender de canudos plásticos da Starbucks, sim.

Em comunicado recente a rede de cafeterias anunciou que vai deixar de usar canudos de plástico, assim como outras empresas e retirá-los de toda a sua rede globalmente até 2020.

A solução será substituir o plástico por materiais menos poluentes, bem como mudança dos copos e recipientes que não necessitem de canudos para serem consumidos.

De acordo com a Starbucks, essa medida permitirá que mais de um bilhão de canudos sejam usados e descartados anualmente. A mudança começa ainda este ano em Vancouver e Seattle.

 

Novo design do copo da Starbucks

 

A nova tampa que irá substituir os canudos também é feita de plástico, mas o seu material, polipropileno, pode ser reciclado. “Por natureza, o canudo não é reciclável e a tampa é, então acreditamos que essa decisão é mais sustentável e mais socialmente responsável”, diz Chris Mine, diretor de abastecimento de embalagens da Starbucks.

A princípio, a nova embalagem será a tampa padrão para todas as bebidas geladas, com exceção do Frapuccino que será servido com um canudo feito de papel ou plástico biodegradável.

Este passo faz parte significativa no esforço das marcas para se adequarem às pressões pelo fim do uso de canudos e outros utensílios plásticos que ganham força pelo mundo.

Outras empresas também trabalham pela redução do uso geral de plástico e vários países discutem sobre a proibição de canudos plásticos. Recentemente a rede McDonald’s também anunciou seu movimento contra os canudos nas unidades do Reino Unido e na Irlanda.

Parece que muitas mudanças nas embalagens em prol da sustentabilidade devem surgir nos próximos anos.

Seu produto precisa de uma nova embalagem?