Quais os benefícios das amizades no ambiente de trabalho?

Os seres humanos são sociais por natureza. Portanto, basta aproximá-los e pronto! A comunicação vai se estabelecer, daí a desenvolver esses vínculos afetivos, ou não, vai da situação ou ocasião onde isso ocorre.

Particularmente, aqui vamos discorrer sobre amizades que se estabelecem em ambientes de trabalho.

Ter amigo é saber que se pode sempre contar com alguém que é capaz de lhe dar, simpatia, afeição, um ombro amigo.

É aquela pessoa que lhe respeita, que torce pelo seu sucesso, e vice-versa.

Quando as amizades acontecem no ambiente de trabalho é saudável incentivar a socialização entre os profissionais, pois pessoas que criam relações de amizade se importam mais com a organização e se sentem mais motivadas a trabalhar.

A amizade no ambiente de trabalho é benéfica e saudável para a empresa, mas deve ser acompanhada do profissionalismo exigido e requer maturidade por parte de todos os envolvidos.

É necessário saber separar questões pessoais das profissionais, para não prejudicar nem uma, nem outra. Lembre-se que o foco é o sucesso da organização.

É imprescindível que haja lealdade que impulsiona os indivíduos a aceitar críticas honestas e construtivas, mas também elogiar. Mas nunca ser cúmplice do outro nas questões que violam as normas da empresa, isso não é um ato de amizade.

O respeito e o profissionalismo são fundamentais, independente de sua afinidade com uma ou outra pessoa existem outras pessoas na organização que nunca devem ser excluídas, evite grupos muito fechados.

Grandes amizades podem surgir em uma empresa, mas é importante ser comedido ao passar suas informações pessoais sobre questões delicadas da sua vida pessoal.

Seja uma pessoa aberta, confiável, profissional e responsável, mas o bom humor é fundamental, assim como, disposição em ajudar o outro. Esteja aberto, mas preparado, para resolver possíveis conflitos, discussões e até perda de amizades.

Fazer amigos no ambiente de trabalho é bom para todas as partes. Dessa forma, cultivar relacionamentos saudáveis e maduros o levarão à realização, sem esquecer o profissionalismo e o bem comum: o sucesso da empresa.

Faça da Simplifica Design a sua agência de comunicação