Sites ainda são importantes?

Se você está montando um negócio, seja ele digital ou não, certamente já se questionou se sites ainda são importantes nos dias atuais, certo?

 

Com tantas redes sociais é fácil (e tentador!) imaginar que não haja mais motivos para o seu negócio ter um site, que estar presente em todos os canais de comunicação, como plataformas online para conectar clientes e prestadores de serviços, comunidades de compra e venda ou grupos em WhatsApp e outras redes sociais, já basta e que assim, de quebra, você economiza sem precisar desenvolver um site para o seu negócio. Mas, afinal este pensamento é correto ou não? Sem críticas aos que pensam desta forma, mas queremos mostrar neste artigo o porquê você não deve apostar somente nestes canais de comunicação – mas deve estar presente neles – e que sim, deve possuir um site e sites são importantes.

Postagens com milhares de curtidas e perfis em redes sociais com muitos seguidores pode ser sinal de um bom engajamento (ou de um serviço pago para ganhar seguidores e curtidas), mas não pode ser associado ao sucesso financeiro de uma empresa.

 

“No mundo real, o National Enquirer, um semanário, vende quase três vezes mais cópias do que o The Atlantic, mensalmente, todos os anos. Porém, no Facebook o The Atlantic é 45 vezes mais popular.” – Seth Stephens-Davidowitz, Artigo Don’t Let Facebook Make You Miserable – New York Times (Tradução).

 

Para que o seu negócio possua uma imagem profissional perante o seu público, agregando mais credibilidade aos seus produtos ou serviços, deve possuir um site e tê-lo como a estação central do seu negócio na internet. Todos os demais canais devem direcionar as pessoas ao seu site, desta forma, você conseguirá mensurar o real interesse das pessoas que seguem seus perfis sociais em seu produto ou serviço. Use cada plataforma e rede social para divulgar seu negócio e engajar seu público, mas lembre-se: o termômetro para identificar o interesse nos seus produtos e serviços deve ser o acesso ao seu site (e indo mais a fundo, uma conversão como o preenchimento de um formulário ou até mesmo uma compra).

Por este motivo, não basta ter um site sem acompanhar suas métricas. Hoje em dia, o site por si só, sendo usado apenas como uma vitrine ou representação virtual do seu negócio, com um belo design, pode ser muito atrativo as pessoas que acessam, porém, quem acessa? Saber informações como: origem de acesso, páginas mais acessadas, quantidade de acessos, tempo em que as pessoas permanecem em seu site, dispositivos que acessaram (celulares – e até mesmo qual é o dispositivo: como Android, Iphone..), entre outras informações; é de total valia para pensar em ações de remarketing, divulgação de aplicativos – caso você desenvolva algum um dia, promoções e até mesmo otimizações para melhorar cada vez mais a experiência de navegação das pessoas em seu site. Sim, a experiência de navegação é de extrema importância!

estatistica-mobile

Seu site não pode ser qualquer site. Ele deve ser obrigatoriamente responsivo, ou seja, quando acessado através de smartphones e tablets todo o conteúdo deve se ajustar a tela, proporcionando uma experiência de navegação tão boa quanto ao ser acessado em um computador: textos legíveis (nada de dar zoom!), imagens que se ajustam na tela sem perder a qualidade, conteúdo leve – sendo carregado rapidamente, menu de fácil acesso, botões com um bom tamanho para serem acionados com o dedo… Resumindo: um site para ser acessado de qualquer lugar (via Wi-Fi ou pacote de dados) e em qualquer dispositivo, afinal, muitas pessoas possuem o celular como fonte principal de acesso a internet e os usam para pesquisar informações, fazer compras, interagir com os amigos e a família…

Estatística de Acesso
Estatística De Busca
Estatística De Busca

Logo, ao desenvolver um site para o seu negócio tenha em mente que não pode ser desenvolvido de qualquer forma. Se ele demorar muito para carregar as informações pode fazer com que as pessoas desistam de acessá-lo e, se elas estão acessando seu site, é porque encontraram o seu negócio na internet e estão procurando por seus produtos ou serviços. Elas possuem interesse no que você tem a oferecer! Ofereça da melhor forma.

Seja localizado nos mecanismos de busca (Google, Bing…) desenvolvendo conteúdos de qualidade para atrair as pessoas. Ter uma área para publicação de novidades e artigos (o famoso blog) também é essencial hoje em dia para que o seu site melhore o posicionamento nos resultados de busca. Lembre-se: ninguém vai digitar no campo de busca do Google o nome da sua empresa (a não ser que já a conheça). As pessoas buscam o que querem localizar e o Google mostra o que for mais relevante para elas. Criar artigos “respondendo a questionamentos”, como por exemplo, “como perder peso com saúde” em um site de uma clínica de nutrição pode ser um ótimo chamariz para atrair clientes que buscam exatamente por este assunto. As pessoas podem querer ir além da leitura de um artigo em seu site, por isso, pensar em como será a página do artigo – com direcionamentos para os serviços que você oferece –, pode transformar um leitor que não estava ali apenas querendo consumir seu conteúdo, em um cliente – uma vez que sua intenção (antes ou depois da leitura do seu artigo) era a de procurar um profissional para tal finalidade.

E é exatamente por isso que você precisa de um site! Quando buscarem na internet sobre os seus serviços, você deve aparecer, e usando apenas uma rede social, a probabilidade de você estar ali – sendo exibido nos resultados de busca – nas primeiras páginas, é basicamente nula. Além do mais, certamente quando você criou o seu negócio muitos amigos e familiares começaram a seguir você… E às vezes, estas pessoas não são as pessoas que se transformarão em clientes da sua empresa. Seu público pode ser outro, com interesses bem diferentes das pessoas que fazem parte do seu círculo de amizade.

 

Engaje seu público nas redes sociais, esteja nas plataformas online que ligam clientes a fornecedores, seja ativo em grupos e comunidades, faça networking, use estratégias diversificadas em cada canal de comunicação, mas, acima de tudo: tenha um site com conteúdo de qualidade e de fácil acesso.

Faça seu site com a Simplifica Design!